5.8.12

"The Dark Knight Rises"


Sabem o quanto gosto de Avengers, é impossível não gostar, com o cast do outro mundo (Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Chris Evans, Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Stellan Skargeard, Samuel L. Jackson) e com um dos melhores escritores/realizadores de sempre, Joss Whedon. Adoro a Marvel. A Nela  está sempre a dar-me na cabeça a dizer que a DC é melhor, divergimos nesse sentido. Mas o sentimento que eu tive quando os créditos começaram a rolar, ao fim de duas horas e meia, foi de que nenhum filme que alguma vez tenha visto vai alguma vez superar a genialidade que foi The Dark Knight Rises.
Sou uma sucker por super-hero movies, sou mesmo. Tudo o que envolva fantasia, sci-fi, rainbows and unicors, eu adoro. 
Sou uma sucker por filmes com uma mensagem como V for Vendetta e The Hunger Games, onde o povo luta a opressão e pela liberdade. Não sei, sou influenciada pelos tempos de agora. Se não tivermos cuidado vamos todos acabar com Battle Royale a bater-nos à porta.
Sou uma sucker por enredos como o de Harry Potter, onde acabamos o sétimo livro e ficamos com um sentimento de orgulho por haver alguém neste planeta capaz de criar um masterpiece onde não há loose ends, onde tudo se encaixa, onde nenhuma pergunta é deixada por responder, mesmo que esta tenha sido feita há dez anos atrás, no primeiro livro. É uma das razões porque digo que a J. K. Rowling arruinou a literatura contemporânea, não importa o quanto gostamos de um livro, acabamos sempre por pensar "Não é Harry Potter.".

Portanto não há surpresa nenhuma que tenha concordado com a Nela quando ela disse "Acho que este é o melhor filme que alguma vez vi.". Por mais que me esforçasse, não consegui pensar em nenhum que igualasse   o grau de genialidade deste filme.
Os objectos mais preciosos da minha vida são a minha colecção de Harry Potter. Mas temos que admitir que as adaptações cinematográficas, apesar de serem fantásticas, deixam muito a desejar para alguém que é fã dos livros e que respira Harry Potter. Quando me perguntam quais são os meus filmes preferidos, eu nem penso em responder Harry Potter porque Harry Potter atingiu um patamar especial, um lugar paralelo, e penso que toda a gente deve saber que, apesar de não serem uma obra de arte como os livros, vão ser sempre os meus filmes preferidos, apesar de não serem os meus filmes preferidos. Alguém me entende? São Harry Potter, vão ser sempre os melhores filmes do mundo, quando e onde quer que esteja.

Mas Dark Knight... tem um quê de excepcional. 

Não vou entrar em spoilers, nem contar a história, é demasiado complexa, emocional e fantástica para ser posta em palavras. Só quero que saibam que este é o melhor filme da trilogia, que é o melhor filme do Batman, que é o melhor filme de sempre. Combina todas as coisas que gosto; bom elenco, bom realizador (all hail Christopher Nolan), bom enredo (mind-blowing enredo, that is), um final de nos deixar em lágrimas e a amaldiçoar a nossa vida porque nenhum momento na história vai ser tão bom como aquele.  Lembram-se do Joker? É, o Joker era badass, you know, adorava-o, the ultimate sociopath, mas o Bane? Vocês sabem que o têm que odiar mas, no entanto...é difícil. Sabem naquele momento que estão a lidar com um badass actor que vos vai deixar de rastos. Vão acabar de rastos graças a todos os feelings que as personagens vos vão transmitir, devia ser proibido acabar com uma trilogia daquela maneira. Jesus fuck. Restaurou a minha fé na sociedade, sinceramente.

Desde o início do filme que, tanto eu e a minha prima, ficamos de boca aberta com o cast. Claro, temos as mesmas maravilhas que os anteriores (Christian Bale, Gary Oldman, Morgan Freeman, Michael Caine, Liam Neesan, ...) mas são os outros, aqueles que aparecem sem esperarmos, aqueles que amamos incondicionalmente de séries que vos são queridas (isto deve-se ao facto de ver dezenas de séries, começa a ser como as telenovelas portuguesas, onde o elenco de uma está quase inteiramente no elenco de outra). E quando me refiro a outros estou a falar do Aiden Gillan (Queer As Folk UK, Game of Thrones), Josh Stewart (Criminal Minds), Burn Gorman (Torchwood) e Fredric Lehne (Supernatural). 
É impossivel não gostar deste cast. Querem ficar mais interessados ainda? Anne Hathaway, Tom Hardy Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard.

Não há maneira de bater este filme. 


In th end we all ended up like this:

1 comentário: